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Marketing digital: gasto ou investimento?

investimento em marketing digital

Marketing digital: gasto ou investimento?

O marketing digital tem conquistado muitas empresas por suas vantagens e baixo custo. Empresas inteiras, de portes pequenos, até as multinacionais, estão migrando suas estratégias para o mundo digital, com um grande investimento em marketing digital e apostando todas as fichas nas promessas de bons resultados.

Como você bem deve saber, esta nova forma de se fazer marketing, não é nova. Ela nasceu junto com a popularização da internet e vem se aprimorando com o tempo e os novos recursos.

Mas como saber se realmente vale a pena investir na internet? Separamos aqui, algumas razões para você acreditar que sim e não se arrepender depois.

Qual a diferença do marketing digital para o marketing convencional?

Esta é uma pergunta bem simples de se responder: o marketing digital te permite mensurar os resultados.

A mensuração em tempo real dos resultados da sua estratégia é o que faz o marketing digital ser tão eficiente na hora de conquistar clientes. Com esse tipo de recurso, conseguimos ver se a abordagem está correta ou se será necessário algumas adequações para chegar ao seu objetivo final.

Já no Marketing convencional, não e possível mensurar quantos de seus clientes vieram por aquela estratégia específica.

Então, se pararmos para analisar, é mais inteligente adotar a estratégia que te dê uma base firme para continuar caminhando, rumo ao sucesso. Fazer um investimento em marketing digital, é garantir que tudo vai sair como você quer.

Como decidir qual será o meu investimento em marketing digital?

Uma dúvida muito comum entre os empreendedores, é o quanto se deve investir em marketing digital para ter um bom retorno. Para isso, devemos considerar 3 características sobre o seu negócio:

  • O tamanho da sua empresa
  • O valor dos seus produtos
  • E o orçamento disponível no caixa, para iniciar os investimentos.

Em geral, o marketing digital é  mais barato, se comparado aos veículos mais tradicionais. Nós conseguimos veicular, por exemplo, campanhas inteiras, com o valor de R$10 reais diários, enquanto na TV ou no radio, o valor seria muito mais alto e você ficaria restrito a um horário específico.

Um outro recurso muito interessante do marketing digital, é poder mensurar o ROI (Return of investment), que é, literalmente, calcular o quanto você “gastou” para fazer um cliente fechar uma compra de determinado valor. Calcular esse retorno por investimento é o que permite saber se a campanha está dando certo, ou não.

Mas, se a sua dúvida é quanto ao montante que deve ser investido, tenho algo a dizer: invista o valor que você achar que vale cada campanha. Campanhas grandes, de grande importância para o seu negócio, vão precisar de um orçamento maior, de acordo com o tamanho do publico que você quer atingir. Já as campanhas menores, podem receber menos investimentos, já que não serão veiculadas por muito tempo ou para muitas pessoas.

Mas como saber se os resultados estão como esperado?

Para saber tudo o que está acontecendo, você precisará acompanhar de perto os relatórios disponibilizados pela sua equipe ou agência de marketing.

É no relatório que você poderá visualizar o cenário da sua campanha e adequar alguns parâmetros, caso necessário. Assim, você terá a garantia que estará investindo em marketing digital.