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Marketing de conteúdo: pense útil e envolvente

Marketing de conteúdo: pense útil e envolvente

A ascensão do digital na vida cotidiana em todos os níveis não minou a arte de escrever e sonhar e o mundo do marketing, com suas garras longas, não falhou com a chance oferecida pela Web através de meios de comunicação cada vez mais ricos e oportunidades únicas com o marketing de conteúdo.

Quer estejamos falando de contar histórias ou do marketing editorial na Web, que evocamos os grandes cineastas, os melhores diretores de videoclipes ou os escritores dos livros mais grossos, o objetivo é único: devemos cativar um público, fasciná-lo para reter melhor… e isso não vai parar amanhã.

Dois mundos, dois pontos de vista

Na Web, o especialista em SEO, trabalha em busca de palavras-chave e define um plano de produção de texto que o provedor de conteúdo ( editor , jornalista, blogger ou assessor de imprensa) implementará com textos personalizados. Esse “plano de produção” é elaborado diretamente a partir de uma estratégia voltada para a conquista dos pedidos da cauda longa.

No mundo do marketing, vamos nos concentrar na produção de conteúdo com uma visão mais ampla, mais diversa (não permanece apenas o texto) que irá satisfazer as necessidades do público desejado. Conteúdo útil, que traz à luz os problemas dos clientes e que deveriam ser o centro das preocupações do alvo e que será destilado estrategicamente dentro e fora da Internet. Aqui, estamos falando sobre o engajamento de conteúdo por parte da marca em relação ao seu alvo (cliente).

Nós percebemos que, no mundo do marketing, não se pode fazer textos sem editores e  redatores. Os contador de histórias que se tornam blogueiros, para garantir o domínio daquele mercado. Estas denominações são tomadas e repetidas com interpretações, por vezes, “generalistas”e, por isso, a sede de aperfeiçoamento destes profissionais.

Estratégia de Conteúdo

A estratégia de conteúdo é o coração do site, desde o planejamento (via mapeamento mental e pesquisa de palavras – chave ) até a criação de conteúdo voltado para informações sobre a empresa, seus serviços e produtos.

Google gosta de “páginas de qualidade” (um conceito que ainda continua a ser interpretado). Quando o plano de produção é colocado em prática, uma atenção especial é dada aos textos fundadores que serão os pilares de visibilidade nos mecanismos de busca.

Este planejamento responde a uma abordagem fria e racional

  • Análise de necessidades
  • Estratégia editorial
  • Escrita otimizada (incluindo metas, ênfases e URL)
  • Publicação e promoção de conteúdo
  • Calendário atual

O principal objetivo deste conteúdo fundador da confiança dos clientes, é utilizar as palavras-chave e estratégias de marketing para criar uma oferta incentivando, de tabela, o ato de compra. Na web, isso incluirá o texto, a imagem, o vídeo ou qualquer outro tipo de animação.

Marketing de conteúdo ou marketing de entrada

O marketing de conteúdo, foca em qualquer produção que responda às perguntas e necessidades do usuário, a fim de construir um relacionamento de longo prazo entre o usuário e a marca.

Através de valores compartilhados e respostas às perguntas dos visitantes, mais do que elementos persuasivos usados ​​na propaganda tradicional, os elementos de comunicação serão transmitidos em canais correspondentes aos objetivos definidos na estratégia geral.

Isso pode incluir um profissional Relações Públicas e Publicidade, e acabará por passar pelo Google Ads   ou Facebook Ads ou outras formas de campanha . Ao mesmo tempo, há uma necessária diversificação das fontes de tráfego e está sendo realizada por sites do mundo inteiro.

Os suportes serão tanto o site (via blog, em particular) quanto os canais externos de difusão, redes sociais, perfis profissionais, imprensa especializada, webzines, fórum mais relacionado ao tema.

Essa estratégia pode ser adaptada à escala da empresa e permanecer local, mas não sofrerá nenhuma improvisação, pois essa estratégia deve difundir conteúdos relacionados, embora separados do site.

O sucesso do marketing de conteúdo depende da estratégia de conteúdo

Enquanto o plano de produção tem sua própria “vida”, o marketing de conteúdo não existe sozinho. Envolver uma audiência, com conteúdo de qualidade, leva a marca a um nível mais alto de “identidade comum” na percepção de seus consumidores, que queremos renomear aqui, como “seguidores” ou “fãs”.

Marcas e Comunicação

Pense na Apple, Nike ou Marvel, e que não são apenas Iphones, tênis de corrida ou filmes de super-heróis que pregam suas marcas. Eles são verdadeiros fã-clubes reunidos em tribos que fazem da massa seu melhor anúncio.  Porque assim que publicamos generosamente para dar informações e não obsessivamente vender um produto, trazemos um nível de confiança e geramos a conversão procurada.

Blog no seu site, no blogger , no linkedIn como convidado, mas no blog!

Marketing de conteúdo: estratégia resultante da hipercomunicação

Nos últimos 10 anos, os consumidores viraram as costas para o marketing tradicional. Eles têm um DVR para escapar de anúncios de TV, ignoram anúncios de revistas e agora são navegadores habilidosos na Internet, onde navegam com extensões anti-pop-up e anti-anúncio. 

Eles navegam e selecionam informações on-line sem prestar atenção aos banners ou botões (tornando-os fora do tópico). O comerciantes  nova geração já perceberam que a promoção tradicional é menos eficaz a cada dia, mais cara e não há uma solução melhor do que integrar marketing de conteúdo  na estratégia global de promoção de negócios.

Focando no streaming

O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico, focado na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e coerente para atrair e manter a atenção de um público bem definido e, finalmente, provocar a ação de compra de a quota do cliente, de uma forma rentável.

Seu objetivo é atrair clientes para retê-los, trabalhando em textos de qualidade em uma frequência regular, com a intenção de mudar ou melhorar a imagem da empresa e do comportamento do consumidor. É um  processo contínuo  que precisa se encaixar perfeitamente na sua estratégia geral de marketing, e se concentra em  possuir a mídia , não alugá-la.

O Marketing de conteúdo é essencialmente a arte de se comunicar com seus clientes e prospects sem vender.

Uma estratégia de comunicação ininterrupta

Em vez de discutir sobre seus produtos ou serviços, você oferece informações que deixam seus compradores mais alertas. A essência dessa estratégia de conteúdo reside na crença de que, se as empresas oferecerem informações consistentes e valiosas de forma contínua aos nossos compradores, elas acabarão nos recompensando com suas compras e fidelidade.

E é isso que eles fazem!

O marketing de conteúdo é usado por algumas das maiores organizações do mundo, incluindo  Microsoft, Michelin  e  Starbucks . É também uma estratégia desenvolvida e implementada por pequenas empresas e empresas individuais em todo o mundo.

Sabe o por quê? Porque funciona!

O conteúdo é o presente e o futuro do marketing

Revise a definição no início deste artigo, mas desta vez remova os termos relevantes e valiosos. Essa é a diferença entre marketing de conteúdo e todas as outras “cópias” colocadas on-line por empresas que têm “coisas” para vender.

As empresas estão enviando incansavelmente informações, newslewtter , spam, fluxo de conteúdo… elas nunca param. O problema é que muitas vezes essa informação é irrelevante e sem grande valor, e isso é muito parecido com o que o Hypeness nos oferece (brincadeirinha, Hypeness, nós te amamos!).

Isso é o que torna o marketing de conteúdo tão intrigante hoje no ambiente de milhares de comerciais que são enviados todos os dias. A estratégia correta de conteúdo, faz com que o leitor pare,  leia, pense, considere e aja … de formas diferentes.

Marketing não pode prescindir de um site informativo de qualidade

Não importa que tipo de tendência de marketing você use, o conteúdo do seu site deve ser parte integrante do seu processo e não deve ser uma estratégia separada. A qualidade do conteúdo faz parte de todas as formas de promoções de suas atividades:

  • Marketing social: estratégia de marketing de conteúdo vai além da estratégia de rede social
  • SEO / SEO: os mecanismos de busca recompensam as empresas que publicam conteúdo consistente e de qualidade.
  • Relacionamento com a Imprensa: Estratégias bem-sucedidas de RP respondem perguntas que interessam aos leitores e não falam sobre seus negócios.
  • Pagar por clique : Para que o PPC funcione, você deve fornecer “por trás” (as páginas de destino e o site) páginas e artigos excelentes.
  • Marketing de entrada: o conteúdo é um fator-chave para orientar o tráfego de entrada e os leads.
  • Estratégia de Conteúdo

De acordo com a Roper Public Affairs, 80% dos tomadores de decisões comerciais preferem obter informações sobre a empresa por meio de uma série de artigos, e não por meio de publicidade.

Setenta por cento dos consumidores dizem que o marketing de conteúdo faz com que eles se sintam mais próximos do patrocinador corporativo, enquanto 60% dizem que o conteúdo focado nos negócios os ajuda a tomar melhores decisões sobre os produtos.

Você e a sua empresa esfao prontas para adotar esse novo sistema de divulgação dos produtos? 

Conta pra gente qual a sua maior dúvida no marketing de conteúdo 😉