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4 tendências de marketing digital para os negócios em 2019

4 tendências de marketing digital para os negócios em 2019

Adoramos rever as inovações  de marketing digital. É interessante ver “o que é bom” e “o que é legal”, mas para mantê-lo prático e acionável como gostaríamos, estamos igualmente interessados ​​em quais técnicas de comunicação e transformação farão a maior melhoria comercial para as empresas.

Nesta análise da inovação digital, vou dar uma olhada nos exemplos das mais recentes técnicas de marketing que as empresas líderes estão implementando e que provavelmente serão adotadas como tendências nos negócios no próximo ano.

Para estruturar a minha análise, analisarei essas novas técnicas e tecnologias nessas quatro principais técnicas de comunicação de marketing digital que formam os kits de ferramentas essenciais do canal digital usados ​​para estruturar nossos modelos de planejamento na área de nossos membros .

Mas primeiro, uma pergunta para você – Quais tendências de marketing digital serão mais importantes para você e sua empresa no próximo ano?

Tem sido muito interessante fazer essa pergunta nos últimos anos, para ver quais são as tendências mais significativas em todos os níveis e como elas variam no tempo.

Então, deixe-nos saber, estamos apenas procurando o que será mais importante, então …

1. Estratégia de marketing digital e tendências de planejamento

Uma das principais tendências no desenvolvimento geral da estratégia digital é a contínua popularidade dos programas de transformação digital . Uma pesquisa recente sobre o webinar de membros em transformação digital, mostrou que um terço das empresas está planejando a transformação nos próximos 12 meses, com um quarto já tendo embarcado nelas. Isso é semelhante ao que vimos em nossas pesquisas mais gerais.

Dentro da estratégia de marketing digital, há um interesse contínuo em desenvolver estratégias de marketing digital integradas em vários canais. Os programas de transformação digital, são uma resposta aos desafios dos silos digitais em algumas empresas em que houve uma falha na integração digital. Em vez disso, recomendamos usar uma abordagem centrada no cliente para auditar sua abordagem para diferentes personas em todo o ciclo de vida, conforme mostrado abaixo.

No mundo do marketing omnichannel de hoje, existem muitas técnicas de marketing em mídias pagas, próprias e adquiridas que recomendamos revisar em todo o ciclo de vida do cliente.

Do marketing digital ao marketing multicanal ao omnichannel

Esse visual destaca uma tendência mais ampla de marketing, que é o uso mais amplo de ‘comunicações omnichannel’ centradas em torno do cliente para descrever estratégias de marketing fora do setor de varejo e viagens onde o termo omnichannel se originou.

Se você está se perguntando ‘por que omnichannel’,  Omni , baseado no Latin Omnis, significa ‘tudo, todo, o todo, de todo tipo’ enfatiza a importância de buscar alcançar e interagir com os clientes através de pontos de contato em todos os canais. Ele mostra uma abordagem mais forense para atingir o público-alvo, mas deve reconhecer que o orçamento precisa ser priorizado para os canais mais eficazes.

2. Estratégia de marketing e planejamento

Em última análise, são as estratégias de desenvolvimento de negócios, marketing e marca que impulsionam o crescimento deum negócio, por isso é importante ter uma estratégia de marketing sólida e uma marca antes de trabalhar nas táticas digitais. Caso contrário, é provável que seu trabalho duro com as táticas digitais seja desperdiçado se elas forem direcionadas ao público errado e sua proposta de valor não for forte o suficiente.

A principal tendência aqui é a forma como as tecnologias digitais e a mídia oferecem as oportunidades para a ruptura digital. No entanto, o marketing digital nem sempre é usado como um disruptor. Como discutido em vários livros sobre marketing digital, o marketing é mais frequentemente usado para penetração no mercado do que o desenvolvimento de novos produtos ou mercados.

Experiências digitais

A criação de designs de websites responsivos para dispositivos móveis para o uso dominante de smartphones é agora uma notícia antiga. Vemos a inovação futura na experiência digital, nas áreas de velocidade e personalização einterfaces de usuário de conversação com base em insights aprimorados. 

O Google há muito proclama a importância da velocidade de download e, apesar do uso generalizado de RWD, os benchmarks do desempenho do Google mostram que muitas empresas estão aquém das velocidades exigidas .

Usando tecnologias como AMPs (Accelerated Mobile Pages – Páginas de mobilidade aceleradas) e PWAs ( Progressive Web Apps), que introduzimos nos últimos anos, o webinar sobre tendências viu muitos exemplos de sucesso implementados este ano.

3. Tendências de marketing de pesquisa

Como o Google domina os resultados que as empresas obtêm do marketing de mecanismos de pesquisa, nosso resumo das tendências de pesquisa se concentra no Google. Patrícia Jimena relatou para nós em novembro algumas das maiores mudanças que o Google fez em 2018 , muitas das quais serão implementadas e evoluirão em 2019.

A mudança mais óbvia é o lançamento da Google Marketing Platform, que viu o AdWords ser renomeado para Ads e o Doubleclick plataforma de anúncios e ferramentas de análise, como o Google Analytics, Data Studio e testes AB através do data studio mais integrado.

Para a busca orgânica, a atualização para acontecer em 2019 é  a Atualização de Velocidade do Google, que penaliza os sites mais lentos e foi lançada após meses de testes. Embora isso inicialmente só afete os sites mais lentos, com base em experiências passadas, podemos esperar que o Google altere a ponderação do algoritmo para afetar mais sites que não melhoram sua velocidade no tempo.

4. Tendências de mídia social

A revisão anual do mercado de comunicações, comissionada pelo governo, é uma das melhores fontes para compilar dados sobre o uso da Internet e das mídias sociais.

O último relatório, publicado no mês passado, tem uma boa visualização resumindo as mudanças mais recentes no uso relacionado à idade do uso de redes sociais das principais redes sociais entre 2016 e 2018. A visualização fornece um ótimo resumo das mudanças em três das principais redes de consumidores:

  • Facebook – Estático ou em declínio na maioria dos grupos etários, exceto os mais velhos (acima de 55 anos), que agora é o maior grupo de usuários
  • Instagram – Aumento do uso em todas as faixas etárias com a maior faixa etária de 25 a 34 anos seguida de 18 a 24 anos
  • Snapchat – O maior aumento e maior grupo de usuários é novamente o grupo de 25 a 34 anos mostrando que o Snapchat não é apenas para adolescentes. De fato, há também aumentos nos usuários em grupos de idade mais avançada que não estão muito atrás dos grupos etários mais jovens nos níveis de adoção. No entanto, a frequência de uso não é considerada nesta compilação.

Podemos esperar que o gasto com anúncios do Instagram continue a aumentar de acordo com o aumento do uso e melhores opções de publicidade na plataforma. 

Dentro do Facebook, o aumento do uso do Messenger é uma oportunidade. As últimas estatísticas do Facebook mostram a importância do Messenger: com 1,3 bilhão de pessoas usam o Messenger todos os meses; 8 bilhões de mensagens trocadas entre pessoas e empresas todos os meses e 78% das pessoas com smartphones usando mensagens todos os meses.

Assim como anúncios patrocinados direcionados, o uso do Messenger para conversas é uma tendência importante. A Nike tem um dos aplicativos de bate-papo comercial mais avançados e implementações bem utilizadas que eu já vi e que vale a pena conferir.

E quanto a mídia social B2B?

O LinkedIn e o Twitter não são exibidos nos dados de compilação do OfCom. Para os profissionais de marketing digital  B2B, o LinkedIn deve crescer em importância, embora a aquisição da Microsoft em 2016 torne mais difícil determinar como a receita da plataforma é dividida entre publicidade e recrutamento. 

O mais recente relatório comercial do segundo trimestre de 2018 sugere a crescente importância da plataforma com receita do LinkedIn aumentando 37% (34% em moeda constante) com o crescimento de 41% nas sessões do LinkedIn e usuários de 562 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

Embora o futuro do Twitter muitas vezes seja pintado negativamente, ele ainda será significativo para engajar em públicos-alvo B2B e B2C relevantes. Os últimos relatórios do segundo trimestre de 2018 mostram um crescimento diário de usuários ativos de 11% e um aumento de receita de 24% em relação ao ano anterior.

Tudo isso contribui para a transformação do marketing digital

Espero que você encontre esses exemplos das últimas tendências inspiradoras. Como vimos, as mudanças necessárias para competir com a implantação de mídia digital, tecnologia e dados significam que muitas empresas estão planejando um programa de transformação ou já estão em vigor.